Caminhada ecológica e debates lembram o Dia do Meio Ambiente em Joinville

Abertura da programação da Semana do Meio Ambiente será nesta segunda-feira, às 9 horas, no Parque Zoobotânico

0
23

O Parque Zoobotânico será o cenário para a abertura da programação oficial em Joinville da Semana do Meio Ambiente, a partir das 9 horas. Após a cerimônia, ocorre a caminhada ecológica pela Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) do Morro do Boa Vista, até chegar ao Mirante de Joinville. A atividade será acompanhada pela equipe de teatro das Trilhas Ecológicas Interativas.

Também a partir de hoje, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) capacitará agentes multiplicadores para realização do Projeto Adote uma Árvore, com disponibilização de mudas e material de educação ambiental. Será das 8h30 às 17 horas, durante evento realizado pelo instituto Rio dos Peixes, na antiga Escola Padre Carlos, Estrada Blumenau, bairro Vila Nova.

Organizada pela Prefeitura, a Semana do Meio Ambiente vai de 5 a 9 de junho. O evento será realizado pelo Núcleo de Educação Ambiental da Sema, com apoio do Núcleo de Áreas Protegidas, da Unidade de Praças e Parques da Sema e de instituições parceiras.

Com o tema Unidades de Conservação em Joinville, conhecer para valorizar, o objetivo é sensibilizar e conscientizar a comunidade sobre as Unidades de Conservação do município, sete ao todo, que, somadas às outras áreas protegidas, ultrapassam 50% do território.

Jornada ambiental

A Univille, empresas e Poder Público de Joinville também se reúnem para debater juntos os desafios da sustentabilidade a partir de hoje, em seminários técnicos e ações gratuitas do movimento Junho Verde programados pelo Comitê Univille Verde para todo o mês, em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente.

O Junho Verde começa com um evento âncora, a 5ª Jornada Ambiental, que abre hoje, no auditório do campus, com seminário em que a pesquisadora da UERJ (RJ) Nena Bergallo apresenta pesquisas desenvolvidas sobre biodiversidade, gestão e sustentabilidade da Mata Atlântica.

A 5ª Jornada Ambiental da Univille, além de trilhas e oficinas, terá duas mesas redondas com debate. Uma delas, na terça-feira, vai tratar da questão do Canal do Linguado, com proposta de lançamento de uma Câmara Técnica e participação do procurador da República Tiago Alzuguir Gutierrez (MPF). Mesa redonda sobre questões jurídicas e de sustentabilidade de comunidades indígenas da região vão reunir pesquisadores, extensionistas, MPF e Funai em debate no dia 8.

No sábado, dia 10, o Junho Verde vai promover o Pedal da Sustentabilidade, com saída das bicicletas às 14h do campus universitário e chegada na Decathlon, na rua 15 de Novembro, e na Tenda da Saúde. Além dos debates, o Junho Verde prevê ações práticas, abertas ao público e gratuitas, voltadas às questões socioambientais.

As ações vão até o dia 29 de junho em Joinville, são Francisco do Sul e São Bento do Sul. Haverá mutirão de limpeza em praias, gincana de latinhas de alumínio latinhas, feira de artigos indígenas, distribuição de mudas de árvores e ervas, exposições, minicursos e oficinas.

A programação termina no Jardim Botânico do campus de Joinville com a inauguração da Cabana Canadense de Germinação no Jardim Botânico, que vai abrigar o laboratório de sementes e o Meliponário (coleção de colmeias de abelhas sem ferrão), para visitação.

Programe-se

Hoje, a partir das 9 horas
– Abertura oficial no Parque Zoobotânico z Caminhada ecológica até o Mirante com a equipe de teatro das Trilhas Ecológicas Interativas. Encerramento na chegada ao Mirante.

8h30 – 17 horas
– 1º Encontro de EA do ISARP, realizado pelo instituto Rio dos Peixes, na Estrada Blumenau, antiga Escola Padre Carlos, Vila Nova. A Sema capacitará agentes multiplicadores para o Projeto Adote uma árvore, com distribuição de mudas e material de educação ambiental.

Amanhã, às 9 horas
– Atividade Interativa e Sensorial APA Serra Dona Francisca, na empresa CRV Plásticos.

7 de junho, às 9 horas
– Atividade Interativa e Sensorial APA Serra Dona Francisca, na empresa Vogelsanger. Os participantes poderão conhecer a importância da APA e suas características. É realizada com grupos de 10 a 30 participantes, com duração média de 30 minutos.

9 de junho, a partir das 9 horas
– Saída de campo monitorada, na APA Serra Dona Francisca, com o objetivo de sensibilizar visitantes sobre a importância da Unidade de Conservação. Empresa Albrecht.

5ª Jornada Ambiental
– De hoje a 29/06, campi da Univille em Joinville, São Francisco e São Bento do SulProgramação no univille.br/junhoverde. Gratuito (exceto lanche no Jardim Botânico e congresso de design/www.designemateriais.com.br);Pedal da Sustentabilidade, inscrições online (sympla.com.br)Informações: 3461-9004 (Joinville), WhatsApp 98884-8169 (SBS) .