Museu de Arte - Museus de Joinville
Museu de Arte - Museus de Joinville

Assinada pela artista plástica paulista Tatiana Cipoli, “Universo paralelo” utiliza a técnica da colagem sobre papel para criar personagens oníricos – presentes nos sonhos e fantasias – que remetem ao tempo de infância da autora, período lembrado por momentos de delicadeza e alegria.

De acordo com a artista, a série “Universo Paralelo” teve início em uma visita a um sebo, onde Tatiana encontrou livros de moda vintage ilustrados pelo artista americano Tom Tierney, famoso por suas publicações paper dolls (bonecas e roupinhas de papel).

Já a exposição “O mundo que cabe nas pílulas”, da artista plástica Cássia Aresta, traz o conceito site specific (que consiste na transformação de um espaço ou objeto, incorporando a ele diferentes linguagens artísticas).

As 24 fotos autoadesivas que irão compor a exposição foram especialmente preparadas para ocupar as paredes da sala Hamilton Machado (na entrada do MAJ). São imagens monocromáticas, tiradas nas areias da praia onde a artista catarinense mora, recortadas em forma de paisagens e que irão (re) criar paisagens inexistentes.

A terceira nova exposição do MAJ será “Sobre como entrar e sair”, da também catarinense Sarah Uniarte. A mostra apresenta três propostas de trabalhos que integram a fotografia performada, ou seja, performances que acontecem exclusivamente em fotografias.

“Universo Paralelo”, “O mundo que cabe nas pílulas” e “Sobre como entrar e sair”, foram selecionadas no Edital de Exposições Temporárias do Museu de Arte de Joinville, neste ano, e permanecem até o dia 8 de outubro. A visitação ao MAJ é gratuita, de terça-feira a domingo, das 10 às 16 horas.

Lançamento de livro

Também no dia 2 de setembro, das 10 às 13 horas, no MAJ, acontece o lançamento e sessão de autógrafos do livro “Olhares”, do pintor, desenhista, gravador e escultor, Sérgio Canfield.

No livro, o autor se apropria de fotos de consagrados fotógrafos como Araki, Helmut Newton, Man Ray e Raobert Mapplehorpe, fazendo interferências com colagens de penas de pássaros, e criando imagens experimentais e contemporâneas.

O Museu de Arte de Joinville (rua XV de Novembro, 1400 – América), abre ao público de terça-feira a domingo, das 10 às 16 horas. A visitação é gratuita.